MATEMÁTICA MANIA
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Tópicos semelhantes

Ir para baixo
DanielFerreira
DanielFerreira
Moderador
Moderador
Mensagens : 336
Inscrição : 29/08/2009
Idade : 38
Área de formação : Licenciatura em Matemática
Localização : Itacuruçá / Mangaratiba (RJ)

Dívida Empty Dívida

Dom 20 Set 2009, 12:22
Uma pessoa possui uma dívida de 8 pagamentos mensais, iguais e consecutivos, de R$ 1.150,00 cada. Ela quer uma negociação, propondo um pagamento único, um mês após o prazo da última parcela contratada . se a taxa de juros é de 3,5% a.m. qual é o valor que ela deverá pagar?
avatar
ivomilton
Iniciante
Iniciante
Mensagens : 9
Inscrição : 06/11/2009

Dívida Empty Re: Dívida

Seg 09 Nov 2009, 22:37
danjr5 escreveu:Uma pessoa possui uma dívida de 8 pagamentos mensais, iguais e consecutivos, de R$ 1.150,00 cada. Ela quer uma negociação, propondo um pagamento único, um mês após o prazo da última parcela contratada . se a taxa de juros é de 3,5% a.m. qual é o valor que ela deverá pagar?

Boa noite, Daniel!

Inicialmente, calcula-se o valor atual do financiamento:

PV = PMT*((1+i)^n-1)/(i*(1+i)^n)

PMT = 1150
i = 3,5% = 0,035 a.m.
n = 8 meses

PV = 1150*(1,035^8-1)/(0,035*1,035^Cool = R$ 7.905,05

A seguir, calcula-se o valor futuro (FV) até um mês além dos oito, portanto, nove:

FV = PV*(1+i)^n

PV = 7905,05
i = 0,035 a.m.
n = 8+1 = 9 meses

FV = 7905,05*(1,035)^9 = R$ 10.773,77
DanielFerreira
DanielFerreira
Moderador
Moderador
Mensagens : 336
Inscrição : 29/08/2009
Idade : 38
Área de formação : Licenciatura em Matemática
Localização : Itacuruçá / Mangaratiba (RJ)

Dívida Empty Re: Dívida

Ter 10 Nov 2009, 11:05
Olá Sr. Ivo,
bom dia!
Através de sua resposta, vejo que este assunto não é básico de "Matemática Financeira". E, o meu entendimento nessa parte é bem básico.
O Sr. poderia indicar um bom livro desta matéria?

Desde já agradeço.
avatar
ivomilton
Iniciante
Iniciante
Mensagens : 9
Inscrição : 06/11/2009

Dívida Empty Re: Dívida

Ter 10 Nov 2009, 14:49
danjr5 escreveu:Olá Sr. Ivo,
bom dia!
Através de sua resposta, vejo que este assunto não é básico de "Matemática Financeira". E, o meu entendimento nessa parte é bem básico.
O Sr. poderia indicar um bom livro desta matéria?

Desde já agradeço.

Oi, boa tarde, Daniel.

Eu, na verdade, estudei a parte financeira da matemática há mais de meio século atrás, de modo que o livro que eu tenho (presente do meu professor) está bastante desatualizado para a nossa época.
As fórmulas modernas, atualizadas, que tenho utilizado me foram passadas pelo amigo jota-r, e outras eu baixo da internet na medida da necessidade.
Falando com esse amigo, ele me passou os nomes de DOIS autores e de seus resoectivos livros que, aliás, têm o mesmo título: MATEMÁTICA FINANCEIRA.
Ambos são da Editora Atlas e seus autores são:
JOSÉ DUTRA VIEIRA SOBRINHO
CLÓVIS DE FARO
São dois livros, um de cada autor...

No site da Editora Atlas (fui dar uma olhada) você encontrará o livro do prof. José Dutra em dois formatos. O do Clóvis olhei lá e vi que está em falta (indisponível). Existe um site (abaixo) onde se pode adquirir livros usados em bom estado. Pesquisei esse site e encontrei (dentre muitas edições desse livro dele, o Clóvis de Faro, um da edição de 1993, em bom estado, por R$ 20,00.

Estou-lhe passando esse site da Estante Virtual porque já adquiri deles alguns livros e não me arrependi.

Que o Senhor Jesus te ilumine e te guie nessa escolha e aquisição.
Um forte abraço.
DanielFerreira
DanielFerreira
Moderador
Moderador
Mensagens : 336
Inscrição : 29/08/2009
Idade : 38
Área de formação : Licenciatura em Matemática
Localização : Itacuruçá / Mangaratiba (RJ)

Dívida Empty Re: Dívida

Qua 11 Nov 2009, 21:39
Olá Ivo,
boa noite!
Muito obrigado pela resposta.
Conteúdo patrocinado

Dívida Empty Re: Dívida

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos